quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar



História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar - Luis Sepúlveda

Acabei de ler este livro, é rápido e a leitura é facilitada pelo humor integrado nas personagens...
Não é um livro que nos transporte para outra dimensão precisamente por ser pequeno não permite esse envolvimento, contudo... É giro!!!

Deixo-vos algumas frases que guardei também para mim.

O Zorbas (o gato gordo e preto) diz à gaivota de nome Ditosa:
«(...) Todos gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradissemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. Não pudemos ajudar a tua mãe [que morreu], mas a ti sim. Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito dificil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo. És uma gaivota e tens de seguir o teu destino de gaivota. Tens de voar. Quando o conseguires, Ditosa, garanto-te que serás feliz, e então os teus sentimentos para connosco e os nossos para contigo serão mais intensos e belos, porque 
será a amizade entre seres 
totalmente diferentes.»

Moral: Respeitar a diferença do outro e qui sá valorizá-lo precisamente por ser diferente.


«(...) Com toda a paciência que caracteriza os gatos, tinham esperado que a jovem gaivota lhes comunicasse os seus desejos de voar, porque uma ancestral sabedoria os levava a compreender que voar é uma decisão muito pessoal.»

Moral: Perceber que as pessoas não podem ser empurradas a... , tem de ser a sua vontade. Cada um saberá o melhor momento para tomar decisões e quais as decisões a tomar, será o próprio a decidir sobre os voos que quer fazer.


«Dezassete vezes tentou Ditosa levantar voo, e dezassete vezes acabou no chão depois de ter conseguido elevar-se uns poucos centímetros.»

Moral: É duro o caminho para os audiciosos...


«Vais voar Ditosa. Respira. Sente a chuva. É água. Na tua vida terás muitos motivos para ser feliz, um deles chama-se água, outro chama-se vento, outro chama-se sol e chega sempre como recompensa depois da chuva. (...)»

«Só voa quem se atreve a fazê-lo!»

Atreve-te... =)

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Enfim... Palavras para quê?!!

Desde já o meu agradecimento à Joaninha por ter aberto os meus horizontes desta forma!!!Ela mostrou-me um site de calinadas e imagens de rir às cambalhotas...



Algumas frases tiradas de lá...

"Depois da derrota o pior resultado é o empate." (Galvão Bueno, comentador desportivo brasileiro)

"Jamais diga uma mentira que não possa provar." (Millor Fernandes)

"Eu trabalhei num cemitério, tratava das campas, e era um grande artista. Nunca tive nenhum morto, coitado, a dizer mal do meu trabalho" (José Crispim do duo "Ele e Ela", in "Zapping" (RTP2))

"A China é um país grande, habitado por muitos chineses." (Ex-presidente francês Charles de Gaulle)

"Tenho um sonho: ir a África.Tenho um desejo grande de voltar e quando regressar quero ter muita África dentro de mim."(Bárbara Guimarães)

- "Se houvesse um holocausto nuclear, que casal (homem + mulher) escolherias para preservar e multiplicar a raça humana?"- "O Papa e Madre Teresa de Calcutá!" (Carolina Zuniga, durante o concurso de Miss Chile)

"Essa lesma sem escrúpulos merece ser morta por coiçes de um asno... e eu sou justamente a pessoa indicada para o fazer!"(Claudia Schiffer, sobre Naomi Campbell)

"Fumar mata e, quando se morre, perdemos uma parte muito importante da nossa vida" (Brooke Shields)

"As ruas de Filadélfia são seguras. As pessoas é que as tornam perigosas" (ex-presidente da Câmara de Filadélfia Frank Rizzo)

"Cada vez que vejo, na televisão, estas pobres crianças do mundo a morrer de fome , não consigo evitar o choro. Quero dizer, gostaria de ser tão magra quanto elas, mas sem todas aquelas moscas, a morte e tudo o resto..." (Mariah Carey)

"Fiz há pouco tempo uma viagem a América Latina e a única coisa que lamento é não me ter dedicado mais ao latim na escola para ter podido falar com aquelas pessoas" (ex-vice-presidente norte-americano Dan Quayle)

"Um contrato verbal não vale o papel em que esta escrito"(Samuel Goldwyn)

"Meu hobby?? Ah!, eu tenho um preto, mas gosto mais do vermelho..." (Carla Perez, ainda no Jô Onze e Meia)

"Estou louca para ir a Nova Iorque. Eu sempre quis conhecer a Europa..." (Carla Perez, loira do Tchan, no programa Jô Onze e Meia)


As melhores das piores, na minha opinião, estão a negrito e grandes!!
Espero que se tenham divertido um pouco... =)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Fim de semana na Serra da Estrela...

Com tantas coisas para fazer ousei sair de circulação... Um bocadinho relutante porque apesar de se tratar de ir para a Serra da Estrela (que teria neve, dado a temperatura), com alguns amigos do MMF seria um encontro com mais pessoas, muitas que eu desconhecia!

A realidade é que estou encantada...
Em tão pouquinho tempo, sinto que criei Amigos, laços fortes que se manterão para lá do tempo e da distância.
A todos os que comigo VIVERAM o encontro, um muito Obrigada pela vossa presença e simpatia.

Foi uma lufada de ar fresco na minha vida
(primeiro porque estava realmente muito frio (a piadinha tinha de ser escrita!) e depois porque ganhei muito de vós. Como diria o José Carlos Malato: "Fui muito feliz na Serra da Estrela"=)

Ficará para sempre:
- a guerra de bolas de neve:


- as imagens da paisagem:
- o desafio de cada diocese cozinhar e lavar a louça de 50 pessoas, o que curiosamente correu muito bem:
- os banhos de água fria com neve a cair lá fora:
- o Marco Paulo que nos fez uma visita ;p
- o menino gagagagagaaago (com todo o respeito pelos gagos!!), os dorminhocos, os conflituosos, os do contra, os sabe tudo, os senhores grandes, os tímidos, os manipuladores... Parabéns pela vossa/nossa representação;)
- em particular toucou-me a parte do terço em que eu pedia para respirarem... e na altura estava imenso fumo o que despoletou umas risadas que muito bem me souberam:
- a raposa e o esquilo:
- o acordar com: Abram alas ao Noddy, uma música de salsa que eu creio que era espanhola e uma música qualquer Árabe foi sem dúvida uma forma diferente de despertar, o que me intriga é... como desapareciam os cd's?!De repente parava a música e já não havia cd;)
- os nossos disfarces de Frei Carlos Furtado: imaginem 9 pessoas vestidas de igual em procissão (foi giro, digo antes, foi a Ramboia total), mas houveram também sinais de trânsito, indios, sopa de letras, Charlot, ... and so on...
- The triple D: Daniel, Daniel e...(não, não é Daniel) Diogo... Na minha opinião uma banda que leva as FÁS à loucura, eu própria fiquei Fás!!... Boysbands ponham os olhos nestes meninos!;
- o jogo do amigo secreto (e do amigo quase secreto!);
- o pessoal de Beja e a sua pronuncia (tão giro!!):
- a oferta de chocolate Milka junto a Torre, andar no trenó do Vitor...
- ...

Já estou cheia de saudades e ainda agora cheguei...
Até sempre meus amigos!!

Para finalizar... Parabéns mãe pelo teu aniversário!!!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Carlos Drummond de Andrade - As sem razões do amor


Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no elipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Tu sabes...




"Rir é correr risco de parecer tolo.


Chorar é correr o risco de parecer sentimental.


Estender a mão é correr o risco de se envolver.


Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.


Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.


Amar é correr o risco de não ser correspondido.


Viver é correr o risco de morrer.


Confiar é correr o risco de se decepcionar.


Tentar é correr o risco de fracassar.


Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.


Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.


Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.


Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade. Somente a pessoa que corre riscos é livre!" - Seneca (orador romano)

SÃO VALENTIM – 14 DE FEVEREIRO


As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.


A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.


Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra.


E a solução que encontrou… foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo.


Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.


Agora eu:

Dar a vida por aquilo que se acredita é duma coragem fantástica...


Sobre o dia de hoje...
Muitos como eu, hoje, comem chocolates (que não foram oferecidos...) para esquecer! =)
Não estejam tristes... Um dia a gente encontra A pessoa!!!=)

Até lá... Eu já me alistei num grupo de encalhados!!! eheh =)

Não tenho tempo nem vontade de ficar triste num dia de sol lindo como o de hoje!! Assim como eu, não caiam na tristeza, só por não terem alguém com quem gastar uns trocados para oferecer florzinhas, uns bombonzinhos, um jantarzinho... Enfim... Guardem os trocados para quando os tiverem de gastar...

Sejam felizes... =)


Boa viagem, oh Fontes, que a Monica Bellucci te faça uma boa recepção em Milão... Depois diz coisas... =)
PS: Alguém que tu sabes, viu-me ontem com um ramo de flores à porta de tua casa e a Sabina disse apenas a esse alguém que as flores não eram para ti...
E não eram...
Donde eu corro risco de vida (porque esse alguém que tu sabes pode não ter acreditado na Bi)...
Se eu aparecer cortada aos bocadinhos, faço-te a vida negra, mesmo depois de morta, oh Fontes!!!;)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

A Fama...


Há pessoas que passam a vida atrás da fama, outras não querem aparecer e aparecem... =)


Não sabem da última?


Eu pertenço a um grupo de jovens - Sector Juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima de São Pedro de Castelões...


No âmbito deste referendo sobre a despenalização do aborto, nós (grupo) fomos a uma sessão de esclarecimento do NÃO.


Resultado...

Aproveitaram-se das nossas belas carinhas para chapar no jornal...

"Jovens pelo NÃO."


Como é óbvio, muitos dos que foram estavam apenas a formar a sua opinião, não são do NÃO nem do SIM...

Usaram a nossa imagem numa campanha que não é real...


Eu sou do NÃO mas odeio que me tirem fotos.

Se gostasse já tinha uma aqui, não é?!


Enfim, vê-se cada coisa...

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Aborto... Já estou farta!!




Como todos sabem sou apologista da VIDA! E acho que nisto estamos todos de acordo...
Agora existem fenómenos aos quais não nos podemos alhear...

Agora e sem ironias, mas com alguma graça, vou expressar o que sinto no que diz respeito a este assunto!

Na sociedade de hoje o ínicio da actividade sexual é cada vez mais cedo.
Quem é responsável para ter relações sexuais, não é responsável para depois arcar com as consequências?! Pelos vistos, parece que não, vamos assim liberalizar o aborto e quem sabe torná-lo de tal forma rotineiro que pareça quase "normal".
(Piada: Já fizeste o teu aborto este ano? Não? Porquê?)

Por outro lado eu tenho consciência que não domino a vida de ninguém (nem pretendo!). As pessoas deverão saber o que é melhor para elas...
Eu não condeno nenhuma mulher pelo facto de ter feito aborto... Isso é uma decisão per si demasiado dificil (pelo menos, para mim seria) ao contrário daquela senhora que foi a tv dizer que já tinha feito 4 abortos... Parabéns à senhora!! Pela ignorância, pela inconsciência, pela irresponsabilidade. Um aborto, têm de concordar comigo que pode acontecer (como disse anteriormente, não condeno), mas 4??? Enfim, apetecia-me chamar-lhe nomes feios mas contenho-me!

Este é o meu medo, é que se torne recorrente. Meus Senhores, falamos de VIDA, por muito que seja um feto!! Um feto onde bate um coraçãozinho, pequenino... Mas hoje para tomarmos esta decisão, tivemos TODOS de passar pelas 10 semanas...
Mas não se esqueçam é crime a partir das 10 semanas.
(Ridiculo: Como é que eu sei que estou nas 10 semanas e um dia? Os próprios médicos não sabem com precisão... Vai haver praí muito crime na mesma, a lei vai continuar cega.)

É preciso não esquecer que temos uma lei que nunca condenou nenhuma mulher...
Existe já uma lei, que contempla casos limites e justificativos para interromper uma gravidez. Que contempla o essencial, que eu aceito:
Casos de deficiência do feto;
Perigo da vida da mulher;
Caso de violação;

E os danos psicológicos das mulheres? Estão comtemplados? Na velhice a maioria das mulheres sentem-se sós, olham para jovens ou adultos e perguntam-se... Como seria a cara do meu filho? Seria assim?!..
(Isto é verdade, lembro-me duma amiga que visitou um lar de idosos e a senhora ofereceu-lhe um dos seus livros, escrito pela própria, todo em honra "Daquele que eu não deixei viver!"...
"Olho e vejo-te em toda a parte... Hoje pergunto-me como seria a tua face se te tivesse deixado viver..")



Recapitulando, a pergunta do referendo divide-se em três:
Aborto livre até às 10 semanas;
Vontade da mulher;
Em estabelecimento legalizado público (Serviço Nacional de Saúde)

Passando para o segundo tópico... Vontade da mulher... No Prós e Contras houve um senhor que disse: "E devia ser vontade de quem?" Pois eu sou da opinião que a mulher não aparece milagrosamente grávida... Se são preciso "dois para dançar o tango", acho que estas decisões devem também ser tomadas em conjunto.

Num estabelecimento público... Pois antes aí que num sitio qualquer, mas...
(Piada: Economicamente falando isto é absurdo, eu não vou ter quem me financie a Segurança Social, que já deve estar falida quando eu precisar de reforma, e eu vou com os meus impostos pagar uma coisa que discordo? Vou financiar a morte? Eu, apologista da vida?!)
Fui a um debate neste âmbito e lá estava um Senhor que pediu a palavra e disse mais ou menos isto:
"Eu não conseguia ter filhos. Eu e a minha mulher estivemos práticamente 12 anos a "trabalhar" para isso, com custos para tratamentos de fertilização. Depois, finalmente conseguimos. Agora estão-me a pedir para eu, com os meus impostos pague para matar o que nós, eu e a minha esposa, desejamos ardentemente conceber? Como posso eu estar de acordo?"
Depois disto fiquei a pensar...

Todos sabemos que há famílias muito pobres, essas deveriam ser acompanhadas e ajudadas.
No mesmo Prós e Contras, houve um menino que disse ser filho duma mãe pobre (só falou da mãe), estava numa escola de regime interno (penso eu que deve ser tipo Casa Pia). Que aceitava esse facto já que tinha consciência da mãe ser pobre e não conseguia sustentá-lo. Referiu que tinha muito orgulho na mãe e que ia fazer tudo para a mãe ter orgulho nele.
Disse e muito bem que se a lei estivesse em vigor na altura que o melhor que os médicos teriam a oferecer á sua mãe era o aborto e ele naquele dia não estaria ali para dar o testemunho.Falou mais alto: "GOSTO DE VIVER e sou grato à minha mãe por me ter permitido isto."

(É bom que saibam que estes testemunhos eu ouvi-os, por isso escusam de estar a pensar: Ok, música para os meus ouvidos!)

Como diria o Yah: Então é melhor deixar as crianças nascerem e serem abusadas sexualmente, e depois vermos os infractores a irem 5 anos para a cadeia? Ou nascerem sem ser amadas?
E eu respondo, então e "matamos" quem não tem culpa? Nós é que somos os que têm comportamentos desviantes e eles é que pagam?! Oh Yah, não me parece muito justo...

E o que fazer? Deixar igual? Ou fazer alguma coisa para mudar?
Pois eu voto: Não!
Não porque negligencie a morte das mulheres, nada disso... Mas porque o que está em causa é muito mais do que despenalização é liberalização!
Não me sinto Deus para decidir sobre a vida...

Mas banalizá-la também não é o que pretendo!

Acho que é melhor esperar por uma lei que realmente dignifique o ser humano. Os recursos deviam ser para atacar o problema no inicio e não no fim. Devem construir-se melhores estruturas de apoio à familia, reestruturar a Assistência Social, melhorar orfanatos e pôr pessoas em condições a dirigi-los, melhorar as leis de adopção... ... Há muito para fazer...

Abortar não é solução...


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Alasca...


Um dia encontramos um cão abandonado no quintal.. Na realidade era uma cadela..


Adoptamos a Alasca, uma cadela Husky branquinha e de olhos azuis (que o meu irmão teima em dizer que são brancos, mas não, eles tinham azul!!=).


Alasca era doce, eu dizia em tom de bricadeira que se algum dia fossemos assaltados e se o assaltante lhe fizesse festinhas, ela era cadela para lhe indicar onde tinhamos o dinheiro. =)


Alasca morreu na noite de dia 4 para o dia 5 de Fevereiro.


Era um animal é verdade...

Mas com ela levou a doçura e a ternura de um amor sem interesse..

(Não tenho nenhuma foto dela neste pc por isso fica na imagem um cão parecido com Alasca...)

4 U

Depois de ler tão bons comentários e sabendo que este blog tem hoje um dia de vida ...
(podia ter esperado pelo dia de hoje para o criar, porque hoje é dia 7 de Fev., sete é um número perfeito! Mas não quis assim o destino =)

Quero agradecer a vossa presença constante.
Quero dizer-vos que sou muito mais convosco. E muito me deleitava se continuasse a tercer elogios às vossas pessoas. Seriam decerto todos verdade... =)

Tenho tido muito por perto os vossos olhares e muito agradeço a vossa preocupação.

Em breve tudo será passado e como diria a Sabina: "No Worries!"

I feel better now...

Para os que não sabem...
Existem umas coisitas tristes acontecer na minha vida...
A mais recente foi a morte da minha cadela, Alasca, na noite de 4 para 5 de Fevereiro...


Obrigada a todos,
tenho percebido na vossa presença um querer saber mas um não querer tocar no assunto...

Não falemos mais nisso...
Estou bem..
=)

Antes de terminar... Parabéns Soraia!!!

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

For Us...


Olá a todos...
Este será um espaço para todos, mas em especial para os meus amigos.
Aqui vou poder dar notícias de forma mais ou menos exaustiva (dependendo do meu estado de espirito).

Quero começar por dizer que fragmentos de realidade são realidade.
Cada um de nós tem a sua percepção das coisas, é um pequeno fragmento de uma complexa realidade.
Não poderei dizer por isso que a realidade que tu vês está errada ou certa, porque muitas vezes a nossas visões complementam-se.

Além disso sinto-me um pouco como Fernando Pessoa no "Eu Fragmentado", não creio que sofra de dupla personalidade, mas de empatia o que me permite quase que sentir tudo o que me envolta.

A realidade é como o reflexo de um espelho estilhaçado à luz.
O espelho é o mesmo, a luz é a mesma, mas se cada um ocupar um sitio distinto verá algo diferente.