sábado, 16 de junho de 2007

Hoje, apenas hoje....


Hoje, apenas hoje, farei uma boa acção e não direi a ninguém.
Procurarei viver pensando no dia de hoje exclusivamente, sem querer resolver
todos os problemas da minha vida de uma vez.
Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência: ser
cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar
ou corrigir à força ninguém senão a mim mesmo.
Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza que fui criado para a felicidade,
não só no outro mundo mas também já neste.
Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam
as circunstâncias a adaptarem-se aos meus desejos.
Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura,
recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo,
assim a boa leitura é necessária para a vida da alma.
Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer; e se me
sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado. Talvez não o cumpra
perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa
e a indecisão.
Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente . Embora as circunstâncias mostrem
o contrário - que a providência de Deus se ocupa de mim como se não
existisse mais ninguém no mundo.
Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor. De modo especial não terei medo
de gozar o que é belo e de crer na bondade.
Posso praticar o bem durante doze horas o que me desanimaria se pensasse que
o deveria praticar durante a minha vida.

João XXIII --
"Há Homens que lutam um dia, e são bons;
Há Outros que lutam um ano, e são melhores;
Há Aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há Os que lutam toda a vida
Estes são Os imprescindíveis"
B. Brecht http://prasinal.blogspot.com/



Obrigada Filipa por este momento...

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bonito esse post. Gostei porque acho que traduz inversamente aquele pensamento comum de ser diferente no próximo dia. Tipo aquele agendamento para melhorar algo em nós, e até mesmo de adiarmos a nossa felicidade para outro dia.
Parabéns pelo post.