quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar



História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar - Luis Sepúlveda

Acabei de ler este livro, é rápido e a leitura é facilitada pelo humor integrado nas personagens...
Não é um livro que nos transporte para outra dimensão precisamente por ser pequeno não permite esse envolvimento, contudo... É giro!!!

Deixo-vos algumas frases que guardei também para mim.

O Zorbas (o gato gordo e preto) diz à gaivota de nome Ditosa:
«(...) Todos gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradissemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. Não pudemos ajudar a tua mãe [que morreu], mas a ti sim. Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito dificil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo. És uma gaivota e tens de seguir o teu destino de gaivota. Tens de voar. Quando o conseguires, Ditosa, garanto-te que serás feliz, e então os teus sentimentos para connosco e os nossos para contigo serão mais intensos e belos, porque 
será a amizade entre seres 
totalmente diferentes.»

Moral: Respeitar a diferença do outro e qui sá valorizá-lo precisamente por ser diferente.


«(...) Com toda a paciência que caracteriza os gatos, tinham esperado que a jovem gaivota lhes comunicasse os seus desejos de voar, porque uma ancestral sabedoria os levava a compreender que voar é uma decisão muito pessoal.»

Moral: Perceber que as pessoas não podem ser empurradas a... , tem de ser a sua vontade. Cada um saberá o melhor momento para tomar decisões e quais as decisões a tomar, será o próprio a decidir sobre os voos que quer fazer.


«Dezassete vezes tentou Ditosa levantar voo, e dezassete vezes acabou no chão depois de ter conseguido elevar-se uns poucos centímetros.»

Moral: É duro o caminho para os audiciosos...


«Vais voar Ditosa. Respira. Sente a chuva. É água. Na tua vida terás muitos motivos para ser feliz, um deles chama-se água, outro chama-se vento, outro chama-se sol e chega sempre como recompensa depois da chuva. (...)»

«Só voa quem se atreve a fazê-lo!»

Atreve-te... =)

Sem comentários: